terça-feira, 12 de janeiro de 2010

26

De férias, ouvindo Janis Joplin, ano novo, com ranços velhos...
A poucos dias de completar 26 anos. Prá varirar, me sentindo velha. Isso já acontece há alguns anos. A parte de sentir-me velha, não de ouvir, Janis Joplin, de férias.
Sempre que meu aniversário se aproxima fico mau humorada. Antigamente, eu ficava muito feliz, porque sempre adorei meu aniversário, afinal, sempre existem datas comemorativas, mas somente este dia é só meu, a comemoração é só minha. O problema é que nesta data o nível de frustração pode ser maior que em qualquer data do ano.Explico: desde criança, sempre tinha expectativas sobre o Meu Dia; contava sempre com um bolo e crianças para me fazer companhia. O problema é que, depois de uma certa idade, nem sempre isso acontecia, e eu ficava triste. Cersci com esta expectativa, sempre torcendo para ser feliz nesta data. E por muitas vezes me senti muito só, algumas até esquecida.
HOje em dia, sigo com a expectativa. Tenho tentado a cada ano esperar menos desta data, pois depois de alguns azares de calendário, já aprendi , que num país onde a maioria adora carnaval, não ir na mesma onda pode liquidar com as opções de diversão no dia do aniversário( o que nunca me deixou muito feliz). Talvez se eu me mudar para outro país isso mude...
bem, mas enquanto estou no Brasil, fico pensando, nesta data que tem sido uma nervosa expectativa. Porque os amigos que tenho por perto, geralmente estão sempre muito ocupados, ou tiram tiram férias esta época e viajam, ou então simplesmente não estão a fim de fazer aquele tipo de programa que quero fazer... e aí fico muito, muito triste. e de uns anos pra cá , tenho me sentido velha, a cada aniversário. Acredito que esta sensação começou a aumentar depois dos 20. 20!
Fico pensando agora, em meus sonhos, meus projetos de vida. Tudo parece confuso agora. Alguns são sonhos que tenho há muitos anos. E que agora tenho me perguntado, com medo, se tornar-se adulto é abrir mnão dos sonhos em nome de certas seguranças. E tornar-se uma velha frustrada, mas que aceita e vive a realidade, da melhor forma que pode ter...
Me incomoda demais a idéia de parar de brigar com a vida e aprender a aceitar o que ela me dá, aprender a ser feliz com que se PODE ter. Tenho medo do possível ser muito pouco para proporcionar felicidade.
E sigo assim agora, pensado, som um tom amargo. E me sentindo velha por dentro.
Ouvindo a musica agora, fiquei pensado: Janis Joplin morreu com 27 anos, no auge de sua carreira artística, conhecida e admirada no mundo inteiro.È de se pensar, que ela morreu muito jovem. Eu, que vou fazer 26 anos, não fiz nada muito importante na vida, artísticamente então, nem se fala... me sinto uma velha. E me pergunto, quando é que minhas coisas vão começar a acontecer...


Envelhecendo, ao som de Summertime, de Janis Joplin.

Saudades de meu frescor da adolescência pré 15 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário